Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursistas: Luciana Van de Kamp Thomaz
Algaci Leda Nunes Pereira
Osvaldina Gomes da Costa
Maria Lias da Silva
Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges
Data: 16/09/2010
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursistas: Luciana Van de Kamp Thomaz
Algaci Leda Nunes Pereira
Osvaldina Gomes da Costa
Maria Lias da Silva
Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges
Data: 16/09/2010
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.
Dados da Aula:
O que o aluno aprenderá nessa aula?
Os alunos aprenderão ler e interpretar textos, identificar palavras-chave, produzir com clareza e objetividade, Interpretar e elaborar gráficos dos acertos no soletrando.
Duração das atividades: Março a novembro de 2010.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Interpretação de Leitura, produção textual , noções de montagem de gráficos, etc.
Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Soletrando acontece mensalmente com a orientação da coordenação pedagógica Luciana Van de Kamp Thomaz, que desenvolve junto com os professores de Português e Matemática as etapas de classificação dos alunos para a final do Soletrando. A Orientadora Educacional, Osvaldina Gomes da Costa, juntamente com a auxiliar de apoio pedagógico, Algaci leda Nunes Pereira, são responsáveis pelos painéis de decoração do Soletrrando.
O projeto é desenvolvido com a parceria dos amigos da escola, funcionários da u.e., voluntários, patrulha escolar, comunidade local e corpo docente e discente da escola.
As tecnologias são utilizadas de acordo com a necessidade do desenvolvimento das ações previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, nas quais há necessidade de digitação de textos, pesquisa em sites eletrônicos, utilização de programas do computador e busca de informações na NET.
A Patrulha Escolar também participa destas ações, principalmente no patrulhamento da final do Soletrando.
Os Amigos da Escola colaboram com o projeto, participando dos júris de classificação, auxiliando no laboratório de informática e biblioteca.
A comunidade local e o comércio contribuem com premiações para os finalistas e vencedores do Soletrando.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente das etapas do projeto, o que contribui de forma significativa para que ocorra o processo ensino aprendizagem.
Os conteúdos trabalhados são:
Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.
Matemática: Gráficos, Contagem.
Recursos complementares:
Materiais didáticos. ( cadernos, livros, eva, cartolinas, jornais e revistas giz, quadro, etc).
Material humano. (amigos da escola, comunidade local, professores, funcionários da escola, patrulha escolar, comércio local, monitores/alunos).
Tecnologia (programas word, excel, paint e outros)
Internet
Laboratório de informática, Teleposto e Biblioteca.
Avaliação:
A avaliação do projeto acontece anualmente, de forma oral, juntamente com os professores e alunos, onde é revisto as ações do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário